4 de setembro de 2015

Afinal... O que é desmatamento?




   O desmatamento é um processo de destruição da vegetação nativa de uma região e que pode provocar desertificação de tal área, ou seja, torna o solo infértil. A primeira etapa desse processo é a retirada de madeira nobre, sendo depois retiradas as árvores de menor porte. Por último, a vegetação rasteira é destruída.

   As causas podem ser várias, dentre elas:

  • Exploração de recursos naturais com um dos destaques, a madeira;
  • Crescimento urbano, onde as áreas verdes ao redor das cidades acabam sendo removidas para liberação de espaço;
  • Expansão agropecuária e atividade mineradora, onde áreas de matas são substituídas, num caso por pastagens e campos agrícolas, noutro por equipamentos de exploração de minérios.

   As consequências do desmatamento são graves e vão além do derrubamento desenfreado de árvores, pois interligam um problema ambiental a outro. São elas:
  • Perda de biodiversidade é um problema que atinge várias áreas, desde desequilíbrio da cadeia alimentar por perda de espécies até atividades como caça e pesca;
  • Prejudica rios já que, sem florestas, podem ser destruídas nascentes e, devido à erosão do solo, mais terra e pedras enchem o fundo dos rios.
  • Sem a umidade produzida pelas florestas há aumento de temperatura e escassez de chuvas.
  • Escassez de recursos naturais indispensáveis como água, inúmeras matérias primas extraídas de matéria-prima vegetal e, obviamente, madeira.
   E além dos prejuízos ambientais, o desflorestação também causa problemas socioeconômicos, como: 
  • Diminuição do potencial hídrico do país devido a erosão; 
  • Perdas da indústria farmacêutica com a falta de matéria-prima vegetal para remédios 
  • Baixa no potencial genético, em vista que, resistência à pragas, por exemplo, é adquirida através de cruzamentos entre parentes próximos nativos por meio da agricultura.
   O desmatamento afeta, desde nós até plantas e animais nativos dessas áreas destruídas, por isso, é de extrema importância preservar e ensinarmos isso as nossas crianças para que, futuramente, elas ainda possam conhecer e apreciar nossa ampla biodiversidade.

Obs.: O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e outras organizações independentes como a organização não-governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon) fazem o monitoramento do desmatamento no Brasil.



Fontes:



2 comentários:

  1. Infelizmente o ser humano acredita que devastar pequenas áreas não causa problema algum para o meio ambiente. Esquece que, em muitas dessas pequenas áreas, existem espécies que sobrevivem somente com determinada condição (as copas das árvores mais altas, por exemplo) e recursos.
    A cada dia que esse ato de vilania ocorre, são maiores o número de espécies que perdemos, tanto em questão de flora como fauna, e maiores o desequilíbrio ecológico. É necessário que os órgãos fiscalizadores sejam mais rigorosos, para que o desmatamento chegue a, praticamente, nível zero.

    ResponderExcluir
  2. Excelente abordagem, diante de um planeta que começa a colher o resultado do uso desenfreado das fontes naturais, como a mineração, descargas de dejetos das grandes empresas, nos rios, mares,o desmatamento sem a menor preocupação, esse texto vem exatamente dar o alerta, que precisamos mudar os hábitos, preservar, pois a qualidade de vida de todos os seres está ameaçado e que se não houver mudanças, seremos todos extintos.

    ResponderExcluir