11 de outubro de 2015

Serviços ambientais - polinização

Serviços ambientais são processos gerados pela natureza através dos ecossistemas e são responsáveis pela manutenção da biodiversidade. Podem ser diretos (ex. alimentos e outros produtos) e indiretos (ex. ciclos biológicos, dispersão de sementes, polinização, etc.). As interferências feitas pelo homem tem causado danos graves tanto para o equilíbrio ecológico quanto para a economia, em vista que, sem esses serviços tem-se que investir mais para suprir esse desfalque.
Um dos serviços citados mais prejudicados hoje em dia é a polinização, que consiste no processo que permite a produção de frutos e sementes e, também, a reprodução de várias plantas através da transferência do pólen entre as flores masculinas e femininas. Possui grande importância para o funcionamento dos ecossistemas ajudando, por exemplo, na manutenção da variabilidade genética da população de plantas e flores. Acontece através do vento e água ou dos polinizadores.
  • Aves: polinizam geralmente flores grandes, vermelhas ou amarelas e sem odores, refletindo a boa visão e olfato pouco desenvolvido. Para suprir a alta demanda enérgica e garantir que elas visitem outras flores, as plantas polinizadas por aves produzem bastante néctar. A morfologia dessas plantas não permite que insetos possam polinizá-las. Nas Américas do Norte e do Sul, as principais aves polinizadoras são os beija-flores;
  • Morcegos: as espécies polinizadoras possuem morfologia de forma a facilitar a retirada de néctar ou pólen das flores: língua longa, focinho alongado e dentes frontais pequenos ou ausentes. Como eles se alimentam durante a noite, as flores em questão não possuem cores chamativas, mas possuem forte odor, podendo ser de fruto, material fermentado ou cheiro similar aos próprios morcegos. Como as flores são grandes e cheias de néctar;
  • Besouros: polinizam flores grandes e solitárias sendo brancas ou pouco coloridas, mas como forte odor. O aparelho bucal mastigador dos besouros faz com que estes sejam visitantes florais destrutivos. Assim, plantas polinizadas por besouros são robustas e com grande quantidade de néctar e pólen. Entre essas flores estão lírios, rosas, graviolas e papoulas.
  • Borboletas: visitam especialmente flores vermelhas e brancas. Suas longas línguas permitem alcançar o néctar nas flores tubulares.
  • Mariposas: polinizam flores brancas e amarelas e com odor, facilmente encontradas na noite, já que são animais noturnos. Também possuem longas línguas para obter néctar;
  • Abelhas: costumam visitar flores azuis ou amarelas e são as principais polinizadoras de plantas. Machos e fêmeas se alimentam de néctar e as larvas de pólen. As abelhas possuem artifícios e morfologia distintos, por exemplo, as que visitam flores com pólen maiores possuem pelo mais grosso. As flores também possuem estratégias, como ter o formato semelhante às fêmeas de abelhas, vespas ou moscas, para atrair os machos.




O homem vem causando cada vez mais danos ao meio ambiente e isso tem provocado alterações severas ao funcionamento da natureza, como consequência, serviços como a polinização estão correndo sérios riscos. Danos como poluição, queimadas e o desmatamento vem diminuindo recursos para os animais realizadores da polinização, além de redução do habitat e alterações climáticas. O uso de pesticidas utilizados nas plantas tem efeitos diretos a esses animais. A interrupção desse processo pode causar a extinção de plantas e animas.
Recentemente divulgado um relatório do IPCC aponta que a situação das plantas e agricultura podem ser prejudicadas pelo impacto que a mudança do uso da terra e do clima pode causar às abelhas, borboletas e outros polinizadores. Existem vários relatos pelo mundo do desaparecimento de abelhas por alterações como as já ditas.
O processo de polinização é de grande importância para a agricultura, já que muitas plantas usadas para alimentação humana dependem direta ou indiretamente dele. Também proporciona aumento de produtividade e qualidade dos frutos diminuindo a taxa de malformação, com aumento da extração de óleos e outras substâncias e padronização no tempo de amadurecimento, dentre outros benefícios.
Onde a agricultura é a principal fonte econômica, a diminuição de polinizadores exige maior área de plantio para compensar a perda, o que acarreta mais desmatamento. Apesar da grande importância, não se tem muito conhecimento a respeito da diversidade, dinâmica populacional e os impactos das atividades humanas sobre esse assunto.
Dada a importância desse serviço ambiental e de seus trabalhadores, quaisquer fatores que afetem tais, terão consequências muito negativas, tanto para os ecossistemas, quanto para o próprio ser humano.


Extras:





Fontes: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário