26 de setembro de 2015

Dominação de plantas a áreas afetadas ecologicamente

Pteridium aquilinum

Porte da planta pode chegar a 180 cm de altura.
A Pteridium aquilinum é uma espécie de samambaia considerada invasora de habitat. Mede entre 50 a 180 cm de altura, crescem com as folhas enroladas e à medida que desenvolve, fica ereta, aberta e forma moitas.

É encontrada em quase todos os cantos do mundo por ser muito bem sucedida em questões adaptativas, tendo vários artifícios de sobrevivência como características próprias.
  • Investe muito em reprodução liberando uma grande quantidade de esporos que, como consequência, aumenta as chances de continuidade da espécie.
  • O caule ser subterrâneo a proporciona capturar nutrientes a distancias longas e reduzir as chances de outras plantas crescerem no local onde habitam. Esses caules armazenam nutrientes e dão origem a outros ramos, tornando-as altamente territorialistas e vigorosas competidoras.
  • Possui componente carcinogênico (causador de câncer) se consumida, principalmente o broto, por animais e humanos. Tal componente pode também contaminar solo e água através de processo de lixiviação, sendo, portanto, um grave risco ambiental.
  • É de difícil erradicação, pois é uma planta perene, ou seja, seu ciclo de vida é longo e persistente.
  • Invade frequentemente solos ácidos, arenosos e de baixa fertilidade, condições que podem ser proporcionadas pelo desmatamento, degradação de pastagens e queimadas. Esses eventos também condicionam para que haja alterações climáticas e eliminação de concorrentes por recursos e a Pteridium se mantem exuberante.

Estudos mostram que, na Mata Atlântica, essa planta era dominante no banco de sementes e isso poderia afetar a regeneração natural dessa mata, já que o banco de sementes estaria comprometido pelo desmatamento. Outros estudos com resultados ainda não divulgados apontam que, essa planta pode produzir compostos químicos que inibem a germinação e o crescimento de outras espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, o que explicaria porque sua expansão se dá tão rápida e vigorosamente.

Portanto, conclui-se que, essa planta se adaptou e se beneficia da fragilidade do ambiente ecologicamente desequilibrado, espalhando e mantendo-se, além de causar mais impactos ao ambiente e aos animais que podem ter contato com a mesma.

Ações como uso de herbicidas, aplicação da tecnologia agrícola, erradicando a samambaia por um cuidado intensivo do solo, com boas e completas adubações, calagem e formação de novas pastagens bons resultados na maioria das vezes que utilizadas. A diminuição do desmatamento e queimadas são métodos preventivos mais eficazes para a não expansão e dominação da Pteridium aquilinum.

Campo tomado pela samambaia Pteridium aquilinum.


Fonte:






Nenhum comentário:

Postar um comentário